Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas

Como fazer o seu pedido

Fazer um pedido na XGraf é simples e rápido! Preencha nosso formulário de orçamento ou envie um WhatsApp para o número (83) 98877-2515 (operadora Oi), especificando desde o tamanho do papel até o acabamento, se for panfleto, cartaz, folder, pasta ou outro tipo de impresso. Se for cartão de visitas, informe se deseja com ou sem verniz localizado.

Como contratar

Preencha nosso formulário de orçamento ou envie um WhatsApp para o número (83) 98877-2515 (operadora Oi), especificando desde a dimensão da sua placa até o acabamento. Informe também em que instituição é o seu curso e a quantidade de alunos, para que possamos elaborar um orçamento de acordo com a quantidade da turma.

Preciso fornecer a arte?

Se já tiver uma arte pronta, sim. Se ainda não tiver a arte, nós faremos um modelo inteiramente grátis para a sua escolha, a título de cortesia, não havendo obrigação da gráfica nesse sentido. A arte será feita após a aceitação do orçamento. Havendo desistência da compra, a arte será cobrada.

Como faço para fazer o upload de meus arquivos para a XGraf?

Para fazer o upload, clique em Adicionar arquivo, no nosso formulário de orçamento, ou envie um email para mauriliocampos@gmail.com. Se encontrarmos algum problema em seu arquivo, você será notificado imediatamente.

Em qual programa devo criar minha arte?

Esta é uma decisão sua! Podemos sugerir a você alguns dos programas mais usados do mercado, como o Adobe Photoshop, o CorelDraw, o Adobe Illustrator e o Adobe InDesign. Todos eles são bons.

O que significam as siglas RGB e CMYK?

A sigla RGB corresponde às iniciais, em inglês, das 3 cores utilizadas neste padrão: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.
A sigla CMYK corresponde às iniciais, em inglês, das 4 cores utilizadas neste padrão: Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é o padrão correto a ser utilizados para impressos em papel, pois geram maior qualidade nas cores.
Temos, então, um paradoxo na produção gráfica, pois o cliente visualiza seu material no monitor de seu computador no padrão RGB, enquanto a gráfica imprimirá utilizando o padrão CMYK! A proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais. Portanto se você criar sua arte em RGB, deverá transformá-la em CMYK antes de enviar a XGraf.

Como converto imagens de RGB para CMYK?

Cada software tem seu próprio caminho para ser seguido. Geralmente é bem simples de ser feito, e você deve sempre buscar a aba referente ao padrão de cores do arquivo.

Qual preto devo utilizar nos textos?

Para seus textos, procure sempre utilizar o preto com a seguinte configuração no padrão CMYK: C: 0%, M: 0%, Y: 0%, K: 100%. Nunca utilize, para seus textos, o preto nas 4 cores (C: 100 M:100 Y:100 K:100). O uso do preto nesta configuração poderá acarretar problemas de registro, já que as letras geralmente são pequenas e, mesmo pequenas variações no processo gráfico (como abertura do papel gerada pela umidade do ar, por exemplo) poderão acarretar um resultado onde a leitura fique comprometida.

Quais as localidades atendidas pela Xgraf?

A XGraf atende clientes em todo o Brasil. Temos balcão de entrega para serviços gráficos  nos principais municípios do país (exceto para placas de formaturas). Entre em contato, que informaremos a viabilidade de entrega grátis para sua localidade. Você só terá que se deslocar até o balcão de entrega, o qual informaremos o endereço.

Tenho que pagar o frete?

Temos várias cidades onde o produto poderá ser retirado no balcão, o qual informaremos o endereço. Nas demais cidades o frete será calculado pelo sistema dos correios, durante a aquisição do produto. Caso prefira o serviço de uma transportadora ou outro meio de sua preferência, envie-nos o endereço e telefone da empresa.

Quais são as modalidades de pagamento

Atualmente, estamos trabalhando unicamente com a modalidade de transferência bancária.

Se eu pagar via deposito bancário, preciso enviar o comprovante?

Sim. É preciso que você nos envie o comprovante para que possamos conferir em nosso sistema e dar inicio a produção do seu material.

Tenho que pagar 100% do valor, antes da entrega?

Não. Geralmente, trabalhamos com um adiantamento de 50%. Dependendo do tipo de produto ou se já for um cliente antigo, às vezes não é necessário adiantamento.

(83) 98877-2515

(83) 98877-2515